Como tratar todos os tipos de Olheiras

As olheiras, conhecidas por especialistas como “hipercromia periorbital”, são caracterizadas, principalmente, pela alteração da coloração na região dos olhos que ocorre devido a diversos fatores, dentre eles, o aumento localizado de melanina ou do ferro, além de alterações vasculares.

As olheiras podem aparecer por diversos motivos:

  1. Por condições genéticas: no decorrer da vida, há um depósito de pigmento na região abaixo dos olhos e se instala a temida “olheira genética”;
  2. Pode também ser de origem vascular, principal fator relacionado ao aparecimento das olheiras, ocorre quando há problemas na microcirculação sanguínea, e por isso os vasos sanguíneos ficam mais visíveis.
  3. Ou ainda a chamada “olheira pigmentar”, acontece quando há um acúmulo de melanina na região que pode ser derivada de fatores genéticos, como em pessoas retintas.

Alguns fatores que agravam as olheiras:

  • Insônia e estresse emocional, são fatores agravantes que aumentam a visibilidade das olheiras;
  • Fumo e privação de sono influenciam diretamente na circulação do corpo todo, inclusive das pálpebras, dilatando os vasos e fazendo com que mais sangue apareça nesta região.
  • Esfregar os olhos: atrito mecânico pode levar à hiperpigmentação da região
  • Exposição solar excessiva: promove o aumento da pigmentação no local e a diminuição da espessura da pele.

Alguns meios simples para o combate, prevenção ou diminuição das olheiras, independentemente da sua intensidade, são adotar uma rotina de hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada e hidratação cutânea com produtos específicos. 

Mas se as olheiras não sumirem ou estiverem causando muito incômodo, o ideal é procurar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a profundidade do seu quadro.

Pensando em tratamentos para reversão das condições inestéticas da região da área dos olhos, segue abaixo alguns ativos renomados, com estudos comprovados na redução das olheiras, que são os mais recomendados por especialistas.

Arbutin: É um clareador cutâneo usado principalmente no tratamento das desordens de pigmentação que tem origem de uma produção exagerada de melanina. Ele tem como objetivo promover o clareamento e homogeneidade da pele, promovendo nela um tom uniforme.

Eyedeline: Atua no combate aos principais sinais evidentes de fadiga e envelhecimento ao redor dos olhos: olheiras e rugas. Junto com a Vitamina C nano, se torna uma arma poderosa e infalível na ação antirrugas com efeito tensor físico, além de favorecer a microcirculação, resultando na redução de olheiras.

Matrigel Cs14: Reativa os genes que estavam “hibernando”, elevando a taxa de reestruturação da matriz extracelular.

Haloxyl: Ativa a eliminação de pigmentos sanguíneos e é ideal para combater as olheiras vasculares. Composto da associação de 2 matrikinas (Pal-GHK e Pal-GQPR) com Nhidroxisuccinimida (NHS) e um flavonóide crisina. É um ativo considerado referência no tratamento das olheiras, atua através da ativação dos sistemas naturais de transporte e eliminação de Ferro e dos pigmentos Biliverdina e Bilirrubina, produtos da degradação da hemoglobina.

Liftonin-xpress: Efeito lifting instantâneo e redutor de rugas. Redução da aparência das linhas finas faciais.

Syn-eye: Ajuda a melhorar a textura da pele e suaviza a delicada área dos olhos da pele.

Vitamina C Nano: Nanopartículas com poder clareador e antioxidante

Z-ion-term: Desenvolvido com minerais biotecnológicos que promovem a bioeletricidade cutânea, mimetizam os sinais elétricos da pele facilitando a comunicação celular, estimulando assim, o processo rejuvenescedor e auxiliando na reposição de minerais.

Sambucus: ativo antiedema, ele promove o equilíbrio da permeabilidade capilar, resultando na redução de bolsas e olheiras. Age no clareamento, evita a dilatação dos vasos sanguíneos e descongestiona a região próxima aos olhos;

Juntos, esse ativos atuam no tratamento dos diversos tipos de olheiras proporcionando:

  • Ação anti aging;
  • Reduz aspecto de cansaço e fadiga;
  • Firma, clareia e uniformiza o contorno dos olhos;
  • Estimula a formação de colágeno e elastina;
  • Ação detox, reduz o inchaço da região;
  • Proporciona um olhar mais firme e luminoso.

Eles podem ser encontrados em forma tópica, como é o caso do produto “Redutor de Olheiras Eyeless Dark Circles Mezzo” da marca Mezzo Dermocosméticos. Essa solução seleciona esses ativos em um produto só, garantindo iluminação das áreas escuras do contorno dos olhos, além de suavizar e purificar a região.

Dicas para um up nos resultados:

Temos ainda algumas dicas de alimentação que você poderá incluir em sua dieta para potencializar os resultados do seu tratamento com cosméticos. Também, vamos revelar quais são os erros nutricionais que afetam negativamente o surgimento das olheiras ou agravam as mesmas.

Ferro:

Este nutriente atua no transporte do oxigênio até as células do corpo, a sua principal função no nosso organismo é atuar na oxigenação dos tecidos. Ou seja, a deficiência grave de ferro leva ao suprimento insuficiente de oxigênio ao sangue, o que pode causar olheiras de origem vascular.

Além disso, o ferro desempenha um papel na produção de colágeno e elastina, ambos componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo. Por isso, é essencial para manter a saúde da pele.

Vitamina K:

Dentre as vitaminas para pele, o papel da vitamina K é na ação antienvelhecimento. Ela atua na coagulação, colaborando para que a pele fique jovem por mais tempo, aumentando a elasticidade, reduzindo manchas (como no caso das olheiras pigmentares) e linhas de expressão.

Zinco:

O zinco é um componente que possui diversas enzimas no organismo e seus efeitos na pele são diversos, como a ação cicatrizante, ajuda na formação de células da pele, além de influenciar na diminuição da produção de sebo das glândulas sebáceas e ter efeito anti-inflamatório.

Junto com outros micronutrientes, ele atua contribuindo para melhora de lesões cutâneas, e é capaz de diminuir a intensidade dos sinais de envelhecimento da pele, como rugas e manchas.

Água:

Talvez a dica mais importante que podemos dar a você é a hidratação. Os vasos sanguíneos precisam de uma porção grande de oxigênio, sem ele, o sangue fica mais escuro e favorece o aparecimento de uma sombra através da pele fina ao redor dos olhos.

Se seu corpo não estiver recebendo água suficiente, ficará desidratado e consequentemente, isso resultará na diminuição da circulação, o que causa uma aparência escura e cansada na pele embaixo dos seus olhos.