Afinal, o que são os pós-bióticos?

Para entender o que são pós-bióticos, primeiro precisamos entender o que são probióticos.

Os probióticos são microrganismos vivos que aumentam as defesas do organismo, prevenindo o desenvolvimento de doenças infecciosas e inflamatórias. Localizado no intestino, ele atua no desequilíbrio da flora intestinal causada após o uso de antibióticos, estresse ou quando se tem uma alimentação não saudável.

Os pós-bióticos, por sua vez, são resíduos do metabolismo desses probióticos e, devido a sua bioatividade, podem imitar os efeitos benéficos dos probióticos. Em suma, é um composto produzido por bactérias que podem cuidar do ecossistema bacteriano.

Mas quais são as vantagens que o pós-biótico tem em cima do probiótico?

Eles não são vivos, por isso, são mais estáveis e possuem uma “vida útil” mais longa do que os microorganismos vivos (probióticos). Também não exigem condições estritas de produção ou armazenamento para mantê-los ativos, em compensação, altas temperaturas, ou a alta quantidade de oxigênio, comprometem a estabilidade dos probióticos.

Também, pacientes gravemente enfermos, crianças pequenas, recém-nascidos e prematuros são indivíduos imunocomprometidos e não podem consumir culturas vivas e ativas no seu organismo, por isso, os  pós-bióticos representam a melhor alternativa para melhorar a saúde intestinal dessas pessoas.

Outros benefícios do pós-biótico

O pós-biótico age na limpeza cutânea, pois é altamente benéfico para o equilíbrio do microbioma, responsável pela regulagem do sistema imunológico humano, em condições inflamatórias, sendo capaz de aliviar esse processo como um todo. Na pele, ele atua de forma a impulsionar as bactérias necessárias para se atingir o equilíbrio da microbiota, com isso, é possível ter o controle da acne, por exemplo.

Um estudo publicado no BMC revelou que eles possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e por isso, podem ajudar em casos de hipertensão e também colaborar na diminuição do colesterol. 

Também por isso, ele é  indicado para o tratamento da acne, já que esta é uma inflamação. O pós-biótico auxilia em todos os tipos de acne, seja ela não inflamatória de GRAU I (apenas comedões sem sinais de inflamação), ou inflamatória, que podem ser de:

GRAU II, Acne papulopustulosa;

GRAU III, Acne nódulo-cística;

GRAU IV, Acne conglobata;

GRAU V: Acne fulminante.

Além disso, é importante falarmos da sua ação eficiente também em peles com rosácea ou melasma, uma vez que atua na modulação da inflamação e reequilíbrio da microbiota da pele.

A acne e as manchas cutâneas refletem uma redução na proteção antimicrobiana e desequilíbrio na microbiota cutânea, e é nesse ponto que o pós-biótico age. Mas ele não age apenas na limpeza da pele, ou retirando as bactérias que não são positivas e sim, estimulando o que cada pele precisa com o objetivo de atingir o equilíbrio.

Além de desobstruir os poros, eliminar o excesso de sebo e brilho, ainda unifica a textura da pele, pois conta com o ativo marinho EPS SEAPUR, 100% puro e natural, responsável pela ação pós-biótica. Neste tipo de formulação existem microrganismos vivos que atuam no reequilíbrio da microbiota da pele, identificando suas necessidades e estimulando as bactérias necessárias.

Existem ainda mais benefícios para o organismo que posso citar,  por exemplo, o tratamento de outras doenças de origem inflamatória, como a dermatite atópica. Podemos ressaltar entre os seus principais benefícios, os efeitos anti-inflamatório, imunomodulador e antioxidante.

Pós-biótico é também indicado para inflamações no sistema digestório e, mais especificamente, no intestino. Por isso, o pós-biótico pode ser muito benéfico nestes casos. Eles são usados, por exemplo, em casos de diagnóstico de Síndrome de Intestino Irritável, um distúrbio intestinal que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.

Também alivia os efeitos da poluição sobre o corpo. É comum estarmos em contato com uma grande quantidade de poluição presente na atmosfera, especialmente nos grandes centros urbanos. Felizmente, os pós-bióticos ajudam a nos proteger dos efeitos desses poluentes que podem afetar o organismo e prejudicar a saúde. 

Assim, suas propriedades combatem possíveis efeitos colaterais provocados pela presença de impulsionadores dos radicais livres, inclusive o aparecimento de acne na pele, como já citado.

Na cosmetologia trabalhamos com um pós biótico marinho, 100% puro e 100% natural, como citado anteriormente. Um composto produzido por bactérias que podem cuidar do ecossistema bacteriano.

Agora quando falamos da questão alimentícia, é possível aumentar naturalmente a produção de pós-bióticos incluindo alguns alimentos com prebióticos e probióticos, que após todo o processo de fermentação, e quando fermentados e alimentados com moléculas fibrosas, os probióticos originam os pós-bióticos, cujas propriedades são capazes de ajudar na regulação do microbioma intestinal.

Algumas das melhores fontes de alimentos e suplementos para aumentar a concentração pós-biótica incluem:

• Spirulina;

• Cogumelos;

• Uva;

• Azeitona; 

• Vinagre de maçã.