Como a nutrição adequada te tornará um profissional melhor.

Pesquisas mostram que os brasileiros buscam cada vez mais por uma vida saudável, incluindo atividades físicas e uma boa alimentação. 

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apontou que oito em cada dez (80%) dos brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável. 

Já nos dias atuais, outra pesquisa feita pelo Instituto Semeia publicada há 3 meses, apontou que o interesse dos brasileiros por alimentos saudáveis aumentou após o período de pandemia. Se levarmos em conta que 55,7% da população brasileira está acima do peso, podemos enxergar uma grande oportunidade no mercado da nutrição.

Muitas pessoas associam a nutrição com emagrecimento, mas esse ramo vai muito além disso. Um nutricionista pode ajudar o seu paciente em tudo o que diz respeito a: diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, gestação, problemas digestivos, distúrbios alimentares, obesidade, orientação a idosos, desempenho atleta, dentre outros.

Além disso, deve também saber pesquisar em fontes confiáveis, conhecimentos que agreguem valor a sua profissão. Por exemplo, se você atende uma pessoa celíaca, precisa estar atento às necessidades alimentares específicas deste paciente. Quanto mais o profissional dedica tempo para estudar assuntos que interferem em sua profissão, mais qualificado ele se torna.

Por isso, a primeira dica que te daremos para ser um profissional de sucesso é:

Aposte em uma especialização.

Dentro da nutrição, há vários ramos a serem seguidos, pesquisar sobre as necessidades da população em sua região, tem muita relevância e coerência na hora de escolher a sua especialização. 

Dentre elas, você pode optar em trabalhar com:

  • Nutrição Esportiva;
  • Saúde Coletiva;
  • Nutrição Infantil;
  • Nutrição Hospitalar;
  • Fitoterapia Nutricional;
  • Comportamento Alimentar
  • Nutrição Aplicada à Estética
  • Nutrição em Oncologia
  • Fisiopatologia Humana
  • Dentre outras

Lembrando que, todos esses ramos tem como base a nutrição adequada, por isso, iremos falar dela agora e mostrar o porquê seguí-la, irá te tornar um profissional melhor.

Nutrição adequada

Uma nutrição adequada, é aquela que supre todas as necessidades de nutrientes que o corpo pede. Estamos em constante mudanças, a idade, o peso ou o aparecimento de novas doenças, são fatores que precisam ser tratados com muita atenção na hora de escolhermos os alimentos que vamos consumir.

Existem nutrientes que são essenciais para o corpo, eles são responsáveis pelo funcionamento do organismo por fornecer energia, manter e reparar partes do corpo e sustentar o crescimento. 

É dever de um bom profissional da nutrição entender as necessidades de cada paciente. Também é preciso que as dietas atendam as carências desses nutrientes ou a quantidade excessiva deles. A quantidade ideal irá depender da idade, da estrutura física, do sexo, da prática de esportes ou não,  genética, entre outros fatores.

No mercado, há muitas profissões relacionadas apenas com a estética, o que não é o caso do nutricionista. Mesmo que as pessoas procurem por esse serviço visando ter um corpo magro, um bom nutricionista deve estar preocupado também com todos os aspectos da saúde desse paciente.

Por outro lado, nem todos que vão ao consultório nutricionista estão preocupados apenas com a aparência física. Em todos os casos, a dieta adequada deve ser recomendada visando a promoção da saúde como um todo e seguindo esses protocolos, você será um profissional de sucesso e conquistará a confiança de pacientes e profissionais.