Como dividir o tempo entre trabalho, descanso e lazer?

É possível ser um profissional de sucesso e mesmo assim aproveitar a vida com tranquilidade? Como dividir o tempo entre trabalho, descanso e lazer?

Randi Zuckerberg, irmã do criador do Facebook Mark Zuckerberg, publicou em seu perfil do Twitter um desafio que rapidamente se tornou popular entre os empresários. Afinal, existe um caminho certo para quem deseja ter uma vida mais completa? A questão proposta por ela fez com que muita gente se questionasse sobre sua rotina e gerenciamento do seu tempo:

“O dilema do empreendedor:

Manter amizades.
Construir uma grande empresa.
Passar tempo com a família.
Ficar em forma.
Dormir.

Escolha 3.”

A lógica de Randi é que não é possível realizar mais do que três dessas funções em uma rotina saudável. As pessoas que tentam abraçar todas as opções, segundo ela, acabam deixando a desejar em alguma delas. Mesmo sendo uma tarefa nada fácil, vou te explicar uma forma de conciliar o trabalho, descanso e lazer te dando dicas de como você deve se preparar para essas tarefas.

Como dividir o tempo entre trabalho, descanso e lazer?

Para se organizar e aproveitar bem o seu tempo, você precisará se dedicar a dois fatores: cronograma e otimização.

Cronograma

Um dia tem 24 horas, em uma conta básica, nós teríamos que dividir esse tempo em: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso. Então o primeiro passo é tentar ajustar o máximo da sua rotina a essa divisão.Ou seja, se uma tarefa estiver tomando um tempo muito grande da outra, você terá que ajustar o seu tempo para que elas tenham o mesmo aproveitamento.

Não tem problema, se eventualmente, você tiver que dedicar um tempo a mais ao seu trabalho, há oportunidades que não podem ser dispensadas quando o assunto é carreira profissional, mas se esse evento se estender por muito tempo e tomar o espaço do seu lazer ou descanso, o seu corpo e sua mente podem responder negativamente.

Limite

Da mesma forma que, por mais que o lazer e o descanso sejam momentos prazerosos, eles devem cumprir o limite imposto por você para que o seu profissional não sofra consequências.

Uma dica muito boa que tenho para te dar, é que nem sempre essas três tarefas precisam estar separadas. Se você trabalha com o que gosta, o seu trabalho pode se atrelar com o seu momento de lazer. Se no seu momento de lazer você pratica atividades de relaxamento, como yoga, ele também pode ser considerado como um momento de descanso e relaxamento. Na ida ao trabalho, você pode ir ouvindo uma música, ler um livro, escutar um podcast, e deixar as preocupações para dentro da sua empresa.

Mas o segredo principal é: calcule sua rotina! Por exemplo: “Trabalho das 9:00 até 18:00 com uma hora de almoço. Às 12:00, irei almoçar e ter um momento de descontração com meus amigos de trabalho. No final do expediente, vou para academia, depois para casa, tomar banho, jantar, assistir um filme com minha família, fazer minha skin care, e estar na cama às 22:00.

Outra dica muito importante é que, se você sabe que o seu momento de lazer passará do horário do seu cronograma, priorize os finais de semana, assim você terá tempo suficiente para ir a um barzinho com os seus amigos, descansar, e estar preparado para a rotina da próxima semana.

Otimização do tempo

Tempo não significa qualidade!

Às vezes no trabalho, você passa 8 horas do dia sem o mesmo desempenho e produtividade de outro dia em que você resolveu tudo em questão de 2 horas. No lazer, passar várias horas com seus amigos não significa que aquele tempo inteiro provocou apenas sensações boas.

Por isso, é importante fazer cada minuto valer a pena. Tente se concentrar no que está fazendo a cada instante, e não na próxima tarefa ou na agenda do dia seguinte. A ansiedade é um dos motivos principais que nos levam a acreditar que o nosso dia não está rendendo.

Por exemplo: se você passa suas horas de lazer preocupado com o trabalho, você não estará se divertindo. Se no seu trabalho você está cansado e não vê a hora de ir embora para dormir, você não está sendo produtivo. Se no seu descanso, você assiste séries ou fica rolando o feed de redes sociais, você não está descansando.

Priorize suas atividades

Lembre-se sempre que é você quem decide o que quer ou não fazer.

Você pode optar por terceirizar algumas funções que você considera essenciais, mas que está ocupando muito tempo da sua rotina. Por exemplo, talvez contratar uma pessoa para limpar sua casa algumas vezes da semana, não pesará tanto no seu orçamento e te dará mais qualidade de vida. Assim, poderá usar esse tempo para fazer outras atividades que você considera mais prazerosas.

Lembre-se também, que assumir diversas tarefas pode acabar se tornando um fardo, além disso, pode também ocupar mais espaço do seu dia e sair do seu cronograma. Seja na hora de aceitar um segundo trabalho (freelancer) ou adotar um pet novo, considere a energia e tempo que você gastará para essas atividades.