Suplementação e estética: onde os dois se encontram?

Não é mais novidade que os suplementos alimentares tomaram conta da rotina daqueles que prezam e buscam por uma vida mais saudável e pelo corpo que acreditam ser ideal. Os suplementos nada mais são do que composições que reúnem em concentrações específicas as substâncias que o corpo necessita, sejam vitaminas ou minerais. Os compostos se tornaram tão conhecidos por sua eficiência e praticidade que passaram a adentrar um novo grupo: a estética.

Junto da medicina e do conhecimento de que o corpo precisa, é possível identificar suplementos que podem impactar em questões como melasma, acne e até mesmo desordens cutâneas. Além disso, existem suplementos com o “básico” da estética, composto por elementos que o corpo humano vai perdendo de acordo com a idade e que faz a diferença ao longo da jornada da vida, como é o caso do colágeno.

Quando falamos especificamente de suplementação estética, precisamos ter em mente que a ingestão das cápsulas suplementares estão agindo em conjunto com uma dieta balanceada e que também preencha o gasto de energia, evitando, assim, a deficiência dos nutrientes que são eliminados durante o exercício físico. Sendo assim, é bastante comum a ingestão de suplementos que acabam beneficiando o corpo tanto em questão de performance, quanto em questões estéticas.

Os suplementos compostos por antioxidantes são um bom exemplo de compostos que acabam sendo benéficos tanto para o esporte quanto para a estética. Neste grupo estão incluídas substâncias como polifenóis, betacaroteno, minerais, zinco e vitaminas, incluindo a A e a C. Quando pensamos em eficiência, vemos que o zinco, por exemplo, é capaz de atuar na síndrome proteica, metabolismo da insulina e também no combate aos radicais livres. Enquanto a vitamina C atua no fortalecimento do sistema imune, na síntese da gordura e também na síntese do colágeno.

Paremos para analisar o caso do colágeno. Ele é uma das proteínas mais abundantes do corpo humano, está presente nas articulações, músculos, ossos e também na pele. Quem nunca ouviu alguém dizendo a frase, ou até mesmo falou, “nossa, meu rosto está perdendo colageno?”, porque isso realmente acontece. Conforme envelhecemos, nosso corpo deixa de produzir a proteína e precisamos de cada vez mais estímulos para suportar a produção. Esse estímulo vem de nutrientes específicos, como lisina e glicina, aminoácidos, facilmente encontrados nos suplementos.

Outro suplemento estético que tem ganhado cada vez mais reconhecimento no cenário estético é o colágeno hidrolisado. Suas características contribuem com a integridade estrutural dos tecidos em que está presente, melhorando a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, ele também contribui para o bom funcionamento das articulações, melhora das estrias e também hidratação da pele.

Sabemos que o caminho para a estética desejada inclui cuidados com o corpo de dentro para fora. Incluindo a alimentação e rotina diária saudável, que priorizam um estilo de vida capaz de gerar os resultados desejados. O acompanhamento de um especialista ao longo do processo também é fundamental.