Detoxificar é parte essencial de uma das etapas do emagrecimento

Imagine um corpo inflamado. A maioria dos alimentos ingeridos são processados, ricos em gorduras, frituras e repletos de farinha branca. Essa pessoa também não pratica atividade física e vai ao médico só quando precisa. Mas agora ela está disposta a emagrecer e se tornar mais saudável. Já marcou a academia junto do personal, uma nutricionista e um médico especialista para fazer acompanhamento. Será que incluir esses novos hábitos saudáveis são suficientes para limpar seu corpo que passou anos vivendo um cenário diferente? Pare e pense. Provavelmente, não. Por isso, antes de começar um processo de emagrecimento saudável, é indicado detoxificar o corpo. Mas como fazer isso?

Primeiro, precisamos ter em mente que a detoxificação é um processo natural do corpo humano – que acontece principalmente nos rins, fígado e intestino, responsável por promover a redução de impactos negativos de toxinas no metabolismo, toxinas estas, que têm potencial de intervenção no sistema endócrino, podendo causar efeitos não tão legais para o corpo. Então, o processo de detoxificação natural encerra seu ciclo quando elimina do corpo estas toxinas, seja por meio da urina, suor, fezes e até mesmo respiração. Resumindo, detoxificação é o processo que o organismo faz naturalmente para promover a limpeza de toxinas no organismo.

É também durante o processo de detoxificação que acontece o aproveitamento de nutrientes. Diante dos três principais órgãos que compõem o processo, é no intestino que acontece a absorção daquilo que comemos e por isso a alimentação saudável e equilibrada é primordial para que a flora intestinal atue sempre em sua potência máxima – permitindo também a metabolização de substâncias tóxicas, dessa forma, o intestino consegue manter um bloqueio que evita a absorção de componentes nocivos ao corpo humano e que em seguida são eliminados nas fezes. Já os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue, o que já é uma barreira de entrada para as toxinas, então, aquilo que for bom, fica, aquilo que não for, é eliminado por meio da urina. Enquanto isso, o fígado é o principal órgão do processo de detoxificação. Isso porque o órgão é responsável pela produção de enzimas que combatem os componentes tóxicos que entram no corpo. Então todo esse conjunto de reações bioquímicas intracelulares que atuam na eliminação das toxinas das células – e do organismo como um todo, é o processo de detoxificação.

Agora que entendemos como processo de detoxificação atua no corpo humano, fica mais claro entender sua necessidade mediante o processo de emagrecimento. A escolha por alimentos mais saudáveis e que induzem o processo de detoxificação também faz a diferença ao longo do processo. Alguns deles inclusive tem propriedades anti-inflamatórias.

Vejamos uma lista com alguns alimentos que induzem o processo de detoxificação. Lembrando que temos um artigo completo sobre o assunto e que pode ser complementar a esta leitura.

  • Carotenoides: cenoura, laranja, mamão, couve e etc;

  • Vitamina B6: brócolis, milho, leite, morango e etc;

  • Polifenóis (flavonóides) : açafrão, orégano, cebola roxa e etc;

  • Quercetina: cebola, maçã, limão, brócolis e etc;