Médica dermatologista analisa espinhas nas costas de paciente.

Como tratar as espinhas nas costas?

Achou que espinhas só existiam no rosto? Nada disso!

A pele não é igual em todas as partes do nosso corpo, porém existem certos problemas que podem ocorrer em mais de uma área.

As espinhas nas costas, também conhecidas como acne corporal, são uma condição de pele comum que afeta muitas pessoas.

Caracterizadas por pequenas protuberâncias inflamadas ou não na região das costas, essas espinhas podem ser desconfortáveis e afetar a autoestima.

Várias causas podem estar relacionadas ao seu surgimento, como alterações hormonais, excesso de oleosidade e falta de higiene adequada.

Porém, se você está sendo afetado(a) por isso, fique tranquilo pois vamos te mostrar que assim como no rosto, a acne corporal também tem solução!

Principais causas

Como dito anteriormente a acne, tem tudo a ver com a grande quantidade de glândulas sebáceas que temos na parte mais alta do nosso corpo (cabeça, colo e costas), o que favorece o aparecimento da acne.

No geral, ela é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas ou excesso de sebo, que é aquela substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, podendo causar uma inflamação.

A exemplo do rosto, a acne nas costas também pode acarretar cravos que se desenvolvem em espinhas.

Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local, que só são retiradas com procedimentos estéticos.

Outra curiosidade: o aparecimento de acne nas costas é muito mais comum entre os homens.

Ainda não se sabe ao certo o motivo disso, porém, estima-se que a maior produção de hormônios androgênicos em pessoas do sexo masculino possa favorecer o aparecimento de espinhas na região.

A causa mais comum de espinhas nas costas é a acne vulgar.

Essa condição ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.

Porém existem atitudes que aumentam as suas chances de ser afetado por isso, como por exemplo, o uso de cosméticos oleosos no cabelo, roupas que não permitem ventilação adequada e excesso de transpiração.

Por que eu deveria tratar as espinhas nas costas?

Aumento de confiança

As espinhas nas costas podem afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa, especialmente quando elas são visíveis ao usar roupas de praia, decotes ou roupas mais justas.

Tratar as espinhas pode ajudar a melhorar a aparência da pele e aumentar a autoconfiança, te deixando livre para usar o traje que preferir sem medo.

Evitar desconforto físico

As espinhas nas costas podem causar desconforto físico, como coceira, irritação e sensibilidade.

Além disso, espinhas inflamadas ou grandes podem ser dolorosas.

Com o cuidado adequado, esses sintomas são aliviados, melhorando o conforto geral.

Prevenir cicatrizes

Espremer ou coçar as espinhas nas costas pode levar a cicatrizes e hiperpigmentação, que são manchas escuras na pele.

Por isso, seguindo nossas dicas você evitará essas complicações, e promoverá a cicatrização adequada da pele.

Prevenção de infecções secundárias

As espinhas nas costas podem se tornar infectadas se forem “coçadas” ou manipuladas de forma inadequada.

Tratar as espinhas ajuda a prevenir infecções secundárias, reduzindo o risco de complicações adicionais.

Qual o melhor tratamento para espinha nas costas

Para ajudá-lo a evitar e combater esse problema aqui vão 5 dicas:

1- Mantenha a higiene adequada:

Lave as costas suavemente com um sabonete suave e água morna.

Evite esfregar vigorosamente, pois isso pode irritar a pele e piorar as espinhas.

Lembre-se de enxaguar completamente para remover todos os resíduos de sabonete.

2- Faça a esfoliação das costas regularmente:

A esfoliação ajuda a remover células mortas da pele e desobstruir os poros.

Use um esfoliante suave para as costas uma ou duas vezes por semana. Evite esfoliantes agressivos que possam irritar a pele.

3- Faça uso de tratamentos tópicos:

Existem várias opções de tratamentos tópicos disponíveis, como loções, géis ou cremes que contêm ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou ácido glicólico.

Esses ingredientes podem ajudar a reduzir a inflamação e o acúmulo de óleo na pele.

Porém, sempre consulte um médico antes de começar qualquer tratamento ou uso de medicamentos.

4- Evite usar roupas muito apertadas:

Usar roupas muito justas ou feitas de materiais sintéticos pode agravar as espinhas nas costas.

Opte por roupas soltas, respiráveis e de algodão. Isso permite que a pele respire e reduz o atrito que pode irritar as espinhas.

5- Consulte um dermatologista:

Se as espinhas nas costas persistirem ou forem graves, é recomendável procurar um dermatologista.

Eles podem prescrever medicamentos tópicos mais fortes, como retinoides, antibióticos orais ou até mesmo terapias a laser para ajudar a tratar o problema de forma mais eficaz.

Como dito acima, cada corpo reage de maneira diferente e o tratamento pode variar dependendo da gravidade das espinhas nas costas.

É sempre recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.